quinta-feira, 20 de novembro de 2014

JUSTIÇA - O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL, REFORMA MINISTERIAL PARA O NOVO GOVERNO!


================================
JUSTIÇA - O GRANDE PROBLEMA DO BRASIL
E A REFORMA MINISTERIAL PARA O NOVO GOVERNO!
(Vencendo a Oposição e a Burocracia para fazer as Reformas)


A "Justiça" sempre foi e é o problema do Brasil! 
Por certo não estamos falando aqui na "Justiça social". Essa já não
tem tamanho preocupante assim, já não aflige tão profundamente.

A distribuição de renda minorou os problemas de extrema miséria e da fome, que logicamente ainda precisa ser combatida sem tréguas, mas não é mais nosso problema principal.

As ações sociais de Lula e Dilma foram exemplares no combate à "injustiça" e continuam a ser. Mas nosso atual desafio de "Justiça" é o Crime e a Corrupção. Incluindo também nesse pacote os males da falta de Segurança Pública (violência e impunidade), que constitucionalmente, ainda é de responsabilidade estadual.

Se Lula e Dilma combateram a Miséria e a Fome e venceram,
igualmente podem combater a Corrupção e o Crime!
A mesma sabedoria prática que os iluminou no primeiro desafio pode fazer que sejam de novo vencedores. 

Identificar que vencemos um desafio gigante e que nos deparamos com um outro, é relativamente fácil.  O difícil agora é perceber que é necessário mudar de estratégia e de comportamento.  Agora o jogo político será mais determinante, pois o "campo de batalha" será integralmente na Câmara e Senado, longe dos prédios dos ministérios, longe da lógica da gestão. A guerra não será mais contra forças impessoais (miséria e fome) mas contra Corruptos e Criminosos (na política, nas mídias e no judiciário).

Mesmo verificando que a discussão das reformas não será interna, dentro do executivo, mas com os outros dois poderes: legislativo e judiciário,  ainda assim, Dilma poderá agir, influir e lograr êxito.

As inadiáveis e necessárias mudanças, embora fora de sua esfera de poder direto, estão dentro de sua esfera de influência política. 

A falta de clareza do alcance (do que Dilma pode e do ela que não pode), essa indefinição de competência e responsabilidade, junto com a falta de vigor político, impede e asfixia as ações de governo e muitos dos seus projetos de reforma. 

A diminuição do influir político do executivo pode gerar estagnação ou acomodação da máquina pública.  E conforme acham alguns,  parece que é isso que está acontecendo, o encolhimento do poder do executivo pela inação.

A esse respeito já tinha se pronunciado a ex-ministra da Casa Civil,
Gleisi Hoffmann, sobre as dificuldades de realização e atingimento de metas, quando se carece de articulação política complexa entre os três poderes e órgãos públicos.


A máquina pública sofre de inércia e acomodação

"O governo está estruturando uma política pública de governo muito consistente. Ela é mais demorada em dar resposta porque depende da articulação das três esferas da federação e de vários órgãos." 

Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil


A oposição percebendo tal fraqueza, tem "deitado e rolado" e aproveitado para engessar e limitar todas as iniciativas do governo federal. Parece até que a única atividade da oposição no congresso é impedir que o governo governe, incluindo aí a base "aliada".

Ademais, se o Executivo se intimida e diminui, perde espaço para o Judiciário e para o Legislativo, que crescem e se arrogam poderes que não tem. Os adversários então, se impõem fácil, colocam suas pautas e decidem a agenda de todo processo político, pois não são combatidos nem dentro e nem fora do congresso pelo PT.  A falta de líderes com boa articulação faz reinar a passividade.

Não existe ousadia, não se usa todo poder e influência política de quem é governo -com todas suas prerrogativas- no sentido pleno da palavra. Essa deficiência, essa falta de firmeza do executivo se reflete no congresso, que por sua vez se reflete no executivo.
Esse marasmo geral (em looping) é a causa da inércia, que impede as realizações.


FALTA DE COMANDO?
  OU É O MORO QUE MANDA?

Ninguém reage? Parece que não. Hoje o Poder no Brasil está em Curitiba, não em Brasília. Quando o Supremo Tribunal desafiou o Marechal Floriano, este ameaçou fechar o Supremo.

Um País continental, com 210 milhões de habitantes, pode ser governado sem um poder central? A história não registra essa hipótese. Nossa história, como o da maioria dos grandes países, foi construída a partir de um centro, de um comando hierárquico definido, com períodos bons ou ruins, mas sempre com um centro de poder. A centralidade do poder independe do modelo do regime. Ditadura ou democracia precisam de um comando.  (http://www.brasil247.com/)

Como o poder não suporta o vácuo, quem está assumindo as rédeas do debate político nacional parece ser a Câmara dos Deputados.  ( http://www.ocafezinho.com/2015/02/10/o-decimo-circulo-do-inferno/ )

Do primeiro governo Lula até o meio do governo Dilma, não era muito evidente essa situação, pois os avanços sociais eram tão extraordinários que serviam de cortina de fumaça para essas deficiências.  Com a crise internacional e o esgotamento das políticas sociais como forma de crescimento econômico... essas deficiências ficaram evidentes:
Falta pulso, decisão, sobretudo no Ministério da Justiça!

As queixas dos militantes petistas, sobre falta de combatividade, estão crescendo e se acumulando nos blogs e nas redes sociais. Esse imobilismo que já existia, mas não era sentido no governo Lula está cada vez mais vísivel nesse fim de governo Dilma, e se tornando mesmo insuportável, vejamos:

"A eleição de Dilma não mudou o panorama político. A direita continua com a palavra e as forças democráticas acuadas. Dilma realmente não tem apetite para o confronto, minhas esperanças agora se resumem aos novos ministros. "

"É desrespeito ao país. E cadê o governo q ñ se manisfesta sobre esta aberração?"

"Por que não fazem nada sobre o acidente que matou o Eduardo Campos?"

"Delegado que chamou Lula de Anta diz que acusou diretor por engano."

"O povo tem que sair as ruas e exigir que estes larápios travestidos de procuradores e juízes sejam exonerados."

"O PT não regula a mídia e sempre tem q arcar c/ o jogo sujo do PIG que não aceita um governo eleito democraticamente."

"Isto já está nojento, quando é que a Presidenta Dilma vai colocar ordem nesta palhaçada...??????"
"SIM, CADÊ OS DEPUTADOS DO PT ? A ACOMODAÇÂO DESSA GENTE È ABSURDA , ABSURDA ? OU SERIA INCOMPETENCIA? SERÀ QUE ESSES DEPUTADOS SÂO MESMO PETISTAS ?OU, SERIAM TUCANOS INFILTRADOS NO PT ? ISSO JA ESTA SE TORNANDO IRRITANTE !"

Tenho algumas sugestões para que o governo cresça e vire a página, e possa combater essa passividade insultosa, de que tanto reclama nossa militância (algo tem que ser feito):

1 - MINISTRO DA JUSTIÇA MAIS ATUANTE

Nosso ministro da justiça, apesar de técnico, leal e afinado com os projetos do governo Dilma, principalmente com a segurança pública, não está apto ao enfrentamento e ao confronto.  Tem natureza muito conciliadora para coibir os desmandos do judiciário.


Ai, Ai, Tenham Pena de Mim
Isso Não Pode Ficar Assim...
Não é possível esse Carnaval
ISSO TEM QUE TER FIM,
Porque o GILMAR é pior que o JOAQUIM!
Pior que ele - só mesmo o MERVAL
Só que o MERVAL -  não é juiz
É jornalista e trabalha num Jornal

Acredito que Cardoso já contribuiu enormemente nesse plano piloto de segurança pública a nível nacional. E poderá contribuir ainda mais dentro do STF com seu notável saber e experiência jurídica.  No presente, é preciso enfrentar as afrontas constantes das forças reacionárias desse País. Precisa pois, ser substituído por alguém com expertise em combate político. 

Sendo assim, porque não aproveitar essa reforma ministerial e empossá-lo no STF para o qual tem mais pendor/afinidade.  No STF a maior qualidade de um ministro é justamente a lealdade e honestidade ao País, qualidades que lhe sobram. O cargo lhe cai como uma luva, não poderia haver nome melhor.  Dilma faria o que Lula não conseguiu fazer: indicar nomes probos ao STF.

Nos ministérios do Executivo pessoas enérgicas e de pulso (pois se erram podem ser substituídas), para ministros do STF pessoas íntegras pois uma vez indicadas, não podem ser retiradas.

É fato que muitos querem Fausto de Sanctis para a vaga de Barbosa, mas bem que Sanctis poderia aguardar um pouco mais e ocupar provisóriamente o lugar de Cardoso. A postura mais agressiva de F.Sanctis seria adequada.

Penso eu que Protógenes seria também um bom nome para ser o Ministro da Justiça. Talvez ainda Ciro Gomes pudesse ocupar essa pasta. Embora o "planejamento" (ou talvez  "fazenda") fosse mais adequado para Ciro.  A coordenação política poderia ficar, por exemplo, com Requião...  
Não se trata aqui de uma questão de nomes mas de figuras mais propositivas, mais atuantes politicamente, mais incisivas, menos passivas.

2 - CRIAÇÃO DE CARGO DE PORTA-VOZ

Enquanto a democratização da mídia não vem, seria interessante criar um cargo de porta-voz para fazer contraponto aos constantes ataques da mídia, inclusive com pronunciamentos frequentes em cadeia de rádio e tv. Franklin Martins | Muda Mais

Quero transcrever a sugestão de um militante (Maurício):
" Na minha opinião, a Dilma deveria tomar algumas medidas de impacto para impedir que a mídia continue a pautar a agenda política com os discurso dos DERROTADOS e GOLPISTAS.(...) criar um cargo de porta-voz do governo para que este dê entrevistas e defenda o governo dos ataques diários do PIG. Chega dessa pasmaceira, precisamos retomar a dianteira na agenda política e não deixar que esses FRACASSADOS fiquem bradando por golpes e ditaduras."

E reforçar com a sugestão do Blog Cafezinho:
Aí eu fiquei pensando novamente que o governo brasileiro deve ser o único do mundo que não tem um porta-voz, não tem um secretário de imprensa, não tem ministros políticos, não tem um relações públicas.  (veja aqui)

------------------------------------------------------------------------

Essas sugestões, acima, dentro da reforma ministerial pode resolver em parte o desgaste e a paralisia do governo.  Seria uma mudança na postura passiva que atualmente acomete uma boa parcela dessa equipe governamental de Dilma.  

Além dos erros estratégicos e políticos evidentes, o que mais aconteceu, para que tenhamos chegado a esse ponto???

A resposta é bem mais simples do que parece. As metas já foram todas alcançadas e não faz mais nenhum sentido continuar na mesma direção agindo da mesma maneira e com a mesma equipe.  É hora de traçar novos objetivos, escolher novos caminhos e renovar as equipes de trabalho.  E se possível, realocar quem puder ser realocado em novas funções.

A equipe que sai é sem dúvida mais que vitoriosa, digna de todos os elogios pois alcançou todas as metas e bateu todos os recordes e por isso mesmo precisa ser substituída.

O PT E O BRASIL SERÁ ETERNAMENTE GRATO A TODOS VOCÊS QUE MUDARAM DEFINITIVAMENTE O PAÍS E O TRANSFORMARAM NUMA DAS MAIORES POTÊNCIAS DO MUNDO  -  MUITO OBRIGADO!

Termino por publicar as recentes palavras de LULA sobre a reforma ministerial que ocorrerá nos próximos dias:

- Eu tenho a convicção de que aqueles que estão atacando a presidente Dilma, que parece que as eleições não acabaram ainda, vão ter uma surpresa extraordinária. Ela sabe que tem que fazer o melhor governo deste país. Ela sabe que daqui a quatro anos vai ter que escolher qual a imagem que quer deixar depois de uma mulher governar este país durante oito anos. Tenho certeza que ela vai dar um show!

Assista aos vídeos abaixo
que complementam a postagem
e ajudam a entender melhor o texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário