sábado, 12 de setembro de 2015

ENTENDENDO A CHINA NA ECONOMIA GLOBAL - PORQUE O DRAGÃO DESACELEROU?

ENTENDENDO A CHINA NA ECONOMIA GLOBAL - 
PORQUE O DRAGÃO DESACELEROU?


 CHINA APENAS REAGE PARA SE ADAPTAR A CRISE MUNDIAL NÃO É NEM DE LONGE A CAUSADORA!

Entender o papel da China na atual crise mundial é principalmente entender que a crise não começou lá (em território chinês) É saber que se a crise não fosse tão grave e durado tantos anos jamais teria atingido os Chineses.  Uma boa comparação é o caso do Brasil, que só foi atingido pela crise após vários anos da sua existência.

Mas num MUNDO GLOBALIZADO não existem economias, por mais sólidas que sejam, que possam se declarar imunes ao Cenário Internacional.

A partir desse raciocínio lógico, simples e claro, podemos entender que a crise mundial alimenta a crise individual dos países e retorna retroalimentando a crise total do planeta.

Instalada a crise em cada país  (ou mesmo antes disso) cada nação traça um plano de sobrevivência e isso implica numa reviravolta econômica e política quase sempre dolorosa para muitas partes, incluindo tradicionais aliados e a própria população.

No caso específico da China, coube ao Governo Chinês (após perder muitos mercados compradores) migrar suas energias produtivas parcialmente para o consumo interno como reflexo da diminuição das exportações.  Diminuiu também a COMPRA DE INSUMOS - PRINCIPALMENTE COMMODITIES!

A mídia nacional e internacional (sempre disposta a difamar) faz dessa mudança de rumos na economia chinesa e também da economia brasileira, ambas feitas para se acomodar a longa crise internacional, parecerem práticas econômicas ruins e fracassadas. PURA MENTIRA!  BRASIL E CHINA FORAM OS ÚLTIMOS A SEREM ALCANÇADOS PELA CRISE!

O Brasil e China (antes da crise)  se entupiram de dólares americanos e não estão portanto muito tristes com a alta do dólar porque podem comprar mais com os muitos dólares que tem. E nem estão tristes com o baixo valor de suas moedas, porque podem exportar mais.  

No entanto o PiG tenta vender (mentiras) tudo ao contrário!

O cenário - para os dois países - pode não ser o melhor possível, mas está muito melhor do que aquele que vive hoje a maioria das outras economias. Em relação a maioria dos países (em muito pior situação) China e Brasil estão até que bem confortáveis.

SAÍDA É PELA ESQUERDA?
Aqui no Brasil e também na China busca-se um receituário liberal sem ser de esquerda, está mais para uma saída pelo meio, nem pela direita e nem pela esquerda: busca-se o famoso "caminho do meio"!

E A ALTA DO DÓLAR?????


COMO ENTENDER A ALTA DO DÓLAR:

POLÍTICA CAMBIAL ATIVA ou CRISE CAMBIAL PASSIVA???

É IMPORTANTE ASSISTIR - vídeo abaixo - PARA ENTENDER UM POUCO SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E A ALTA DO DÓLAR, JÁ QUE O BRASIL DETÉM GRANDE QUANTIA DESSA MOEDA.
https://www.facebook.com/celso.camargo.16/videos/888416747907940/


By Mico-Leão-Dourado
//Luiz Carlos Tollstadius

Um comentário:

  1. É velho Lula, até o momento eu não tinha entendido essa disparada do dollar, agora ficou claro pra min o que está acontecendo, é parte do receituário amargo do governo para acertar as contas. Espero que no início do ano que vem, 2016, os efeitos praticos e positivos dessa política cambial ja possam ser sentidas pela população.

    ResponderExcluir