segunda-feira, 25 de abril de 2016

DILMA LUTOU PELA DEMOCRACIA OU POR UMA DITADURA DO PROLETARIADO?

DILMA LUTOU PELA DEMOCRACIA
OU POR UMA 

DITADURA DO PROLETARIADO?
 

Em primeiro lugar, o que vem a ser demo-cracia?
RESPOSTA: É lógico, é o povo no poder.


E o que vem a ser ditadura-do-proletariado?
RESPOSTA: Também significa os pobres, o povo (proletariado) no poder.  Governo com o povo empoderado: mandando, ditando.


É bem verdade, que muitas lutas pela democracia ou ditadura dos pobres desembocou em "tirania" !
E assim a palavra "ditadura" que de início significava apenas poder/governo, aquele quem dita, acabou virando sinônimo de "tirania".

http://micoleaodourado.blogspot.com.br/2016/04/dilma-lutou-pela-democracia-ou-por-uma.html
Quando Napoleão encabeçou uma luta popular pela liberdade, uma luta pelos menos favorecidos, ninguém poderia prever que se tornaria, ele próprio, um Monarca e Ditador.  Os ideais da Revolução Francesa que o embalaram foram pouco a pouco perdendo substância e foram sendo substituídos por práticas nada democráticas.


Mas esse desvirtuamento posterior - de Napoleão - esse afastamento dos ideais da Revolução Francesa não tiraram o brilho da famosa frase: 

"Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
Foi nessa direção ideológica que os Estados Unidos fundaram sua nação.  A mesma ideologia que não funcionou na França que a criou.

http://jornalggn.com.br/noticia/fmi-pede-desculpas-por-ter-imposto-o-neoliberalismo-por-tres-decadasÉ nessa linha,  que dizemos que os ideais socialistas (substituir valor do capital pelo social) são puros e belos por natureza.  
Mas tudo dependerá do modo que for usado.  Até mesmo o Capitalismo poderá produzir bons resultados, desde que não seja o capitalismo selvagem
O Neoliberalismo.

A experiência neo-liberal, aqui no Brasil, mostrou-se traumática!  Quem viveu a era FHC, e não era da Elite Dominante, comeu o pão que o diabo amassou.  Ninguém, fora uns poucos privilegiados, quer viver essa experiência de novo.


A experiência socialista de Lula e Dilma foi imensamente melhor, incomparável, principalmente para os mais humildes, que simplesmente morriam de fome, aos milhões.


Para aqueles mais jovens fica muito difícil avaliar e fazer o julgamento: comparar os dois modelos.  Talvez por isso, muita gente se ache no direito de querer viver todas as experiências anteriores:
1 - Ditadura dos Militares
2 - Neo-Liberalismo de FHC


Essas pessoas curiosas pelo passado, que chamamos de "coxinhas", não tem culpa de sua ignorância.  Não viveram essas experiências e portanto acreditam naqueles que viveram -essa experiência- do lado conveniente: a elite que se aproveitava do povo. 


Cabe avisá-los que uma pescaria é uma experiência muito boa, maravilhosa, desde que você não seja... o peixe!


 By Mico-Leão-Dourado
//Luiz Carlos Tollstadius


 #StopCoupinBrazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário