sábado, 25 de abril de 2015

SUSTENTAÇÃO POLÍTICA A QUALQUER PREÇO? OU CONSTRUIR UMA FRENTE AMPLA POPULAR? COMO ESCAPAR DO FISIOLOGISMO PARTIDÁRIO!

A palavra de ordem é defender a legalidade do governo Dilma e lutar para aprofundar mudanças e conquistar mais direitos. 

“Quando eles [a oposição e a elite] atacam a Dilma, estão atacando toda a classe trabalhadora, todas as nossas conquistas, tudo que foi feito até agora, e isso nós não vamos permitir”, disse Lula. 

A orientação de Lula é que os movimentos sociais ocupem as ruas cada vez com mais força e determinação para defender, além da legalidade do mandato de Dilma, as conquistas já obtidas, a Petrobras, a indústria e o desenvolvimento nacional, ao mesmo tempo que...
devem rechaçar as investidas de golpe e os ataques infundados que alegam corrupção. 


SUSTENTAÇÃO POLÍTICA FISIOLOGISTA A QUALQUER PREÇO?
OU CONSTRUIR UMA FRENTE AMPLA POPULAR PROGRESSISTA?
QUAL DAS DUAS ALTERNATIVAS REPRESENTA MELHOR A IDEOLOGIA DO PT?
OU O PT AZULOU DE VEZ?

ASSISTA VÍDEO:
PT EM TEMPOS DE GUERRA - 01 DE MAIO - DIA NACIONAL DE LUTA!
http://lnk.pics/7Bp

==========================================
EMBORA SEJA MUITO IMPORTANTE BUSCAR APOIO NA BASE ALIADA QUE COMPÕE O GOVERNO, OU SEJA INVESTIR EM BONS RELACIONAMENTOS COM OS OUTROS PARTIDOS POLÍTICOS, NÃO É MAIS POSSÍVEL O ISOLAMENTO DAS BASES POPULARES.

NESSE SENTIDO, CONVÉM RESGATAR HISTÓRICAS PARCERIAS COM MOVIMENTOS ORGANIZADOS  E MESMO OS AINDA NÃO-ORGANIZADOS.

AS FORÇAS POLÍTICAS PROGRESSISTAS POPULARES, TAIS QUAIS SINDICATOS, ONGS, ASSOCIAÇÕES, UNIVERSIDADES, ARTISTAS, INTELECTUAIS FORAM POUCO A POUCO SENDO DEIXADAS DE LADO E ESQUECIDAS EM DETRIMENTO DE UMA BASE DE SUSTENTAÇÃO POLÍTICA FOCADA QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE EM ALIANÇAS COM PARTIDOS POLÍTICOS.

NÃO É MAIS POSSÍVEL O ESVAZIAMENTO DA PRESENÇA E OPINIÃO DO POVO NA CONDUÇÃO DO GOVERNO, ATÉ MESMO A MILITÂNCIA INTERNA DO PT PERDEU FORÇA E NÃO É OUVIDA NAS TOMADAS DE DECISÕES.

POR CERTO QUE NÃO EXISTE CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA ENTRE O PT E O GOVERNO FEDERAL, SÃO DISTINTOS E INDEPENDENTES.   MAS HÁ DE HAVER COERÊNCIA IDEOLOGICA ENTRE OS CANDIDATOS ELEITOS E O PARTIDO QUE O ELEGEU.  AINDA QUE AS NECESSIDADES, A DIFERENÇA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA,  IMPONHAM UMA GRANDE MARGEM DE AFASTAMENTO NA EXECUÇÃO PARLAMENTAR OU GOVERNAMENTAL, ESSES AFASTAMENTOS DEVEM SER -NO MÍNIMO- EXPLICADOS AO PARTIDO E A SUA MILITÂNCIA.

MESMO COM TODOS ESSES DEGASTES, DEVE PREVALECER A UNIDADE!

OS RISCOS À DEMOCRACIA, A AMEAÇA DE RETROCESSO, A POSSIBILIDADE DE GOLPE O VISLUMBRE DE UM HORIZONTE SOMBRIO, DEVEM NOS UNIR AGORA. ESQUEÇAMOS - POR HORA - TODAS AS DIVERGÊNCIAS E SOMEMOS FORÇA. 

TODOS SETORES PROGRESSISTAS DA SOCIEDADE, DE ESQUERDA OU NÃO,
DEVEM LUTAR CONTRA OS CONSERVADORES-FASCISTAS QUE QUEREM TOMAR
DE ASSALTO A DEMOCRACIA CONSTRUÍDA E REVERTER AS CONQUISTAS SOCIAIS.

VAMOS DEIXAR NOSSAS MÁGOAS DE LADO E FORMAR UMA GRANDE FRENTE AMPLA
QUE LUTE PELA LEGALIDADE E DEMOCRACIA.
VAMOS AFASTAR O FANTASMA DO GOLPISMO E DA DITADURA PATROCINADOS POR
ALIENÍGENAS FORÇAS ANTI-PATRIÓTICAS QUE MANIPULAM MENTES DESINFORMADAS!

==========================================
O Povo nas Ruas com as Centrais Sindicais e Movimentos Sociais
As respostas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais para o mais recente ataque do Congresso Nacional aos direitos trabalhistas começam no próximo dia 15 de abril. Em dia nacional de paralisação, CUT, CTB e as principais sindicais brasileiras se unirão a parceiros dos movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e Fora do Eixo-Mídia Ninja para cobrar a retirada do Projeto de Lei 4330.http://www.cut.org.br/.../73120f80e78f969477458c70fc06c57...

Centrais vão para a rua contra trabalho precário no dia 15 de abril
Em resposta às tentativas conservadoras e golpistas de retirada de direito e precarização do trabalho, a CTB, em parceria com a CUT e movimentos sociais organizados, vai realizar, na próxima quarta-feira (15), paralização nacional nas principais capitais do país.

O movimento popular e democrático é principalmente contra o Projeto de Lei 4330/2004, aprovado na noite desta quarta-feira (8), pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Após 11 anos em tramitação, o texto base da proposta que escancara a terceirização no país de forma irrestrita recebeu 324 votos favoráveis, 137 contra e 2 abstenções. Os destaques do texto serão votados na próxima terça-feira (14).

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, o projeto é a sepultara da carteira de trabalho. “O PL 4330 legitima o contrato fraudulento, os baixos salários, as condições insalubres e precárias de trabalho. Não se concebe ter um projeto de desenvolvimento nacional que não leva em consideração o trabalho”, argumentou.

Adilson Araújo ressalta que a paralisação também é em defensa dos direitos sociais, da democracia e dos trabalhadores. “Vamos levantar bem alto a bandeira da valorização do trabalho. É preciso ganhar ruas, praças e avenidas de todo o país e dizer ‘não’ à precarização. Vamos juntos derrotar o PL 4330 que institucionaliza o trabalho precário no Brasil”, enfatiza o presidente.

Vagner Freitas, presidente da CUT, explica que a paralização é uma resposta ao Congresso Nacional e ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pela aprovação da terceirização. “Essa será a nossa resposta a esse projeto que tira direitos. Esse Congresso conservador, mantido pelos empresários, só representa o patrão. Se não nos manifestarmos, se não formos para a rua, vão tirar todos os nossos direitos”, denuncia.

A proposta das Centrais é construir um grande movimento para unir a esquerda, os movimentos sociais e os partidos do campo democrático e popular. A CTB orienta os trabalhadores e trabalhadoras e os sindicatos filiados para protestarem contra essa agenda regressiva e conservadora, que tenta detonar com os direitos da classe trabalhadora, nas principais e grandes empresas a favor da terceirização. Em São Paulo, as paralisações serão nos bancos, na Fiesp - principal entidade a defender o projeto de precarização do trabalho, entre outros.

Fonte: CTB



A frente ampla: instrumento estratégico de resistência e avanço!
======================
1º de Maio: dias de manifestações!

CUT, CTB e movimentos sociais organizam mais uma agenda de luta nas ruas em defesa da democracia, dos direitos, da Petrobrás e das reformas populares e contra o PL 4330

Um movimento de caráter popular que congregue as forças progressistas é necessário para combater a ascensão da direita reacionária e golpista, nada contra os verdadeiros liberais.

Uma frente ampla de caráter nacional popular que congregue as forças progressistas (para além das esquerdas), partidárias ou não, organizadas de preferência, mas não necessariamente, como sindicatos, as diversas instituições e entidades da sociedade civil, intelectuais de modo geral, a comunidade acadêmica, o pensamento progressista em sentido amplo!

Unir as esquerdas e fazer o PMDB voltar a ser sustentação e não oposição ao governo não são tarefas fáceis. Mas a avaliação que se faz é que, por parte das forças de esquerda, há um razoável consenso de que deixar a presidenta Dilma à deriva compromete o projeto de todos.

Se o governo não conseguir reverter o quadro político, reconhecidamente desfavorável, e se essas forças deixarem Dilma “sangrar” como pregam figuras da oposição, ou ainda se for permitida qualquer quebra na legalidade e interrompido o seu mandato, as chances de retomada de um projeto de poder no campo progressista serão remotas e longínquas.

Compete às forças efetivamente democráticas, progressistas, nacionalistas e ligadas ao povo combater a sanha denuncista com firmeza e consolidar amplas alianças políticas e eleitorais para isolar e derrotar os lacaios políticos dessa gente.

Quando penso que alguns “pensadores” com o carimbo de “esquerda” na testa se opõem à montagem de frentes políticas amplas, me arrepio com o primarismo desse pensamento. Sem alianças, sem contar com amplos apoios sociais, para além das fronteiras tradicionais da esquerda, não chegaríamos a lugar algum.

Leia mais aqui:
PT e governo se preparam para sair da defensiva
http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FPT-e-governo-se-preparam-para-sair-da-defensiva%2F4%2F33169



Nenhum comentário:

Postar um comentário